Trabalhar com o ensino de informática na educação básica deveria ser uma proposta de cada escola deste país. É indispensável que possamos formar cidadãos capazes de utilizar toda a tecnologia existente a favor da aprendizagem de seus alunos.
A ideia de criar este blog se justifica na importância de pensarmos alternativas para fazer com que os professores da educação básica, principalmente os da rede pública, se comprometam em aprender como podem utilizar de forma produtiva as várias tecnologias da informação e comunicação em que estamos imersos nos dias atuais.
Vivemos atualmente na Era da Informação, estamos imersos em um mundo frenético de informações. Essa explosão tecnológica que vivenciamos, tornou-nos professores desatualizados para ensinar. Muitas vezes nossos alunos chegam a escola com conhecimentos superiores aos nossos, pois estão em constante acesso a tanta informação.
A ideia da utilização da tecnologia em sala de aula dimensiona-nos a uma nova forma de pensar a escola presencial, pois ultrapassa os muros da escola, os limites de tempo, permitindo uma maior interação entre professor e aluno. As aulas com uso das TICs segundo Moran (1997) aumentam a motivação dos alunos, o interesse pela pesquisa e por participar em grupos.